Após três anos no comando do Instituto de Defesa do Direito de Defesa, o advogado Augusto de Arruda Botelho passou o cargo para o criminalista Fábio Tofic Simantob, que era vice-presidente. Em texto postado em sua página no Facebook, Arruda Botelho também informou que deixa a diretoria, a qual integrou por 16 anos, e vai para o conselho da entidade.

Segundo ele, “o momento é ruim para o direito de defesa”, mas os seus apoiadores não podem abaixar a cabeça e devem continuar lutando por um sistema mais justo.

Além da mudança no comando do IDDD, também foi alterada a composição do conselho da entidade. Confira os novos integrantes:

Conselho Deliberativo Diretoria
Dora Cavalcanti (Presidente) Fábio Tofic Simantob (Presidente)
Flávia Rahal (Vice-Presidente) Hugo Leonardo (Vice-Presidente)
Antônio Cláudio Mariz de Oliveira Isadora Fingermann (Diretora Executiva)
Augusto de Arruda Botelho Daniella Meggiolaro Paes de Azevedo
Eduardo Augusto Muylaert Antunes Francisco de Paula Bernardes Junior
José Carlos Dias Guilherme Madi Rezende
Leônidas Ribeiro Scholz Guilherme Ziliani Carnelos
Luís Guilherme Martins Vieira José Carlos Abissamra Filho
Luiz Fernando Sá e Souza Pacheco Ludmila Vasconcelos Leite Groch
Marcelo Leonardo Renato Marques Martins
Maria Thereza Aina Sadek Rodrigo Nascimento Dall’Acqua
Marina Dias Thiago Gomes Anastácio
Nilo Batista

Leia a íntegra do texto publicado pelo ex-presidente do IDDD:

Depois de 16 anos, deixo hoje a diretoria do Instituto de Defesa do Direito de Defesa. Aprendi demais, sofri também e espero agora ajudar o IDDD no seu Conselho. Tivemos vitórias importantes e conseguimos deixar o sistema de justiça criminal um pouco mais humano e mais justo, para todos. O momento é ruim para o direito de defesa, confesso, mas justamente em épocas como a atual não podemos nos calar, não podemos deixar acreditar e, acima de tudo, lutar.

Agradeço imensamente a toda nossa equipe, nossa incansável diretoria, aos conselheiros e aos mais de 360 advogados associados que, de alguma forma, fortalecem nos quatro cantos do país a defesa do direito de defesa. Obrigado a todos e muito sucesso para nosso novo Presidente, meu querido amigo Fabio Tofic (que vive no século XIX e não tem Facebook)”.

Texto publicado originalmente no Consultor Jurídico.