Augusto de Arruda Botelho

Um dos mais admirados advogados criminalistas do país, com mais de 20 anos de experiência, foi Secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública durante a gestão do hoje Ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino.

Durante esse período foi Presidente do Conselho Nacional de Imigração (CNIg) e do Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conatrap), além de membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), do Conselho Superior do Cinema e do Conselho Superior do Innovare.

Coordenou a reforma da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) e representou o Brasil em diversas oportunidades na Organização das Nações Unidas (ONU), com destaque para a Comissão de Prevenção ao Crime e Justiça Criminal (CCPCJ).

Iniciou sua carreira no escritório de Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça, com quem atuou lado a lado por anos.

É especialista em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de Salamanca (Espanha), em Direito Penal Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal) e Bacharel em Direito pela Universidade Paulista, em 2002.

Ex-presidente do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), organização que é um dos fundadores, Conselheiro do Innocence Project Brasil, além de ter sido Conselheiro Jurídico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e da organização Human Rights Watch.

É Comendador da Ordem do Rio Branco desde 2023.

Ana Carolina Albuquerque de Barros

Advogada criminalista com mais de 10 anos de experiência.

Mestre em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Pós-graduada em Processo Penal pelo Instituto de Direito Penal Econômico Europeu (IDPEE) da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em parceria com o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM).

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Formação em Compliance gerencial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. 

É Assessora da 8ª Câmara Recursal do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP e foi Assessora da 2ª Turma Disciplinar do mesmo Tribunal.

Júlia Silva Esteves

Pós-graduanda em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Parecerista voluntária do Projeto “Lendo a Liberdade”, que visa o incentivo à leitura nas unidades prisionais, da FUNAP da Secretaria de Administração Penitenciária do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Ana Lígia Belisário Mutti Ferreira

Pós-graduada em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Damásio Educacional.
Bacharel em Direito pelo Centro Universitário – UNIFAAT.